Publicado por Redação em Finanças

5 Metas pra colocar em prática 2017

Já dizia a minha avó: Meta boa é meta cumprida. Mentira. Minha avó nunca falou isso. Mas quando eu for avó de alguém essa será minha frase de vó.

 

 

Este post é pra você que todo ano promete que vai fazer um montão de coisas novas (como investir dinheiro, por exemplo) e nunca cumpre.

Responda honestamente:

Quantas metas de ano novo você se lembra de ter cumprido até hoje?

O instituto Me Poupe! de pesquisas estatísticas alerta: 93% das pessoas não conseguem cumprir o que prometem para o ano novo. CHOCANTE!

Se você quer estar entre as 7% que conseguem, siga essas dicas. Nunca foi tão fácil!

 

 

META 1: CRIAR UMA LISTA DE PRIORIDADES

Achou que a meta 1 era “ter mais dinheiro”? NUNCA! Antes de ter dinheiro é preciso ter prioridades e se você não sabe quais são as prioridades na vida, acho tá na hora de dar uma mergulhada nos seus desejos.

Tarefa: Faça uma lista com as 10 pessoas/ atividades / coisas/ sonhos de consumo que você considera mais importantes. Ao longo do ano reveja essa lista e veja se você está trabalhando para: manter essas pessoas por perto, realizar as atividades que ama, ter as coisas que realmente deseja. Quanto mais específica for a sua lista, melhor.

META 2: APRENDER A INVESTIR EM RENDA FIXA

Imagine que você morasse em Orlando, ao lado da Disney e que para ter acesso ao parque de graça precisasse estudar um mapa e decifrar um enigma (um enigma bem fácil, na verdade). É mais ou menos assim com o mundo da Renda Fixa.

É o parque de diversões de um grupo seleto de pessoas. Existem milhões de Brasileiros que passam bem perto da renda fixa todos os dias mas não sabem como entrar. Por medo, ignorância ou pura preguiça ficam olhando de longe… admirando aquele povo se divertindo na montanha russa de juros compostos que só sobe, sem saber como entrar.


 

Tarefa: Estudar a lista de posts em destaque no final deste artigo e se inscrever no Canal Me Poupe! (de graça) pra ver todos os vídeos sobre o assunto e começar a investir logo.

META 3: PARAR DE SER BESTA

“Como assim? Ela pirou?”

Talvez.

Não subestimamos o poder de uma pechincha e deixamos de pedir desconto por vergonha. Somos bestas quando deixamos a luz acesa. quando compramos um carro por influência de família e amigos, quando não pagamos a fatura do cartão de crédito e entramos no rotativo. E principalmente: quando acreditamos que amanhã será diferente mas não fazemos nada pra mudar.

Fazer uma lista com todas as besteiras que você acha que faz e se policiar todos os dias para frear o seu instinto financeiro que teima em continuar errando.

META 4: FAZER UMA FAXINA FINANCEIRA

Arregace as mangas: tá na hora de fazer uma faxina na sua vida financeira e tirar dela todo o lixo que você acumulou em 2016, 2015… Tem gente que acumula péssimos hábitos financeiros há décadas. Haja saco de lixo.

Modo de fazer:

1 – Reúna os extratos bancários, faturas do cartão e todas as contas que você tem pra pagar mensalmente.

2 – elimine a sujeira pesada – aquelas despesas que pesam no bolso e não servem pra nada. Como a academia que você pagou seis meses e nunca foi ou a TV a cabo que aumentou há 4 meses e você ficou com preguiça de ligar e pedir pra alterar o plano por um mais barato (sempre tem uma promoção onde você pode ter o mesmo serviço pagamento menos)

3 – crie estratégias pra reduzir a sujeira média/leve: alimentação, lazer, moradia, etc

META 5: TER METAS

Prioridades não são metas. Prioridade é tudo aquilo que é essencial, como brincar com o cachorro, por exemplo ou sair com amigos na sexta à noite.

Metas são sonhos com prazo pra acontecer. Elas necessariamente precisam ser

Específicas 

Mensuráveis

Atingíveis, porém Ousadas

Relevantes para você

Datas / Com prazo para acontecer 

 

 

Veja a diferença entre a Ana e a Joana (desculpe, minha criatividade para nomes continua péssima).

Ana: Sonho: Um dia eu vou ser rica! Rycaaaaaa

Joana:

Meta: No dia 03/10/2018 eu terei 35 mil reais pra fazer a minha viagem de volta ao mundo. Meu maior sonho é poder conhecer várias culturas diferentes da minha.

Qual delas você acha que tem mais chances de concretizar o que se propôs?

Tarefa: Coloque no papel (ou onde quiser) pelo menos 3 metas de curto, médio e longo prazo.

Curto: pra realizar ano que vem

Médio: Pra 2018/2019

Longo: pra depois de 2022

Lembre-se: quanto mais real e detalhada for a sua meta, maiores as chances de concretizá-la. E sabe porque? Porque seu cérebro passa a acreditar que aquele objetivo é possível e todas as suas atitudes relacionadas àquela meta passam a mudar a partir do momento em que você acredita e sabe que é possível. Falei grego?

Simples:

Sem meta:

“Ah… já que eu tô aqui no Barzinho e já tomei uma, deixa eu acompanhar o pessoal e beber até cair”.

Com a meta:


“Caramba! Eu posso me divertir, beber uma com os meus amigos e ainda vai sobrar dinheiro para a meta, uhul!”

E ai, qual pensamento você vai querer ter em 2017? Vai continuar sonhando ou vai começar a realizar metas de verdade?

Fonte : UOL

 

 


Tags: metas-financeiras


Posts relacionados

Finanças, por Redação

Com alta da Selic no radar, renda fixa domina ranking de ativos mais buscados

Os Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) seguem firmes na liderança do ranking mensal feito pelo Yubb desde o mês de abril

Finanças, por Felipe de Jesus

Educação Financeira e Tributária é essencial para cidadãos e empresas?

Especialista ressalta importância do conhecimento para a capacitação individual e corporativa

Finanças, por Felipe de Jesus

Há 11 anos no mercado, empresa mineira ganha destaque no setor de TI

O mercado da informática no Brasil vem crescendo nos últimos anos e já emprega cerca de 1,3 milhões de profissionais na área.

Deixe seu Comentário:

=