Publicado por Hermes em Literatura

Entenda o conto O Chamado de Cthulhu - RESUMO

o-chamado-de-cthulhu-916-800x568.jpg
Imagem: Reprodução

 

Um dos contos mais conhecidos de H. P. Lovecraft, O Chamado de Cthulhu, e talvez o responsável pelo início da popularização do autor, conta a história de um, dos vários "Grandes Antigos" que compõem a complexa mitologia que hoje é conhecida como Cthulhu Mythos.

A história é dividida em três partes e narrada por um personagem de nome desconhecido, cujo seu tio-avô, George Gammell Angel, professor de antropologia, morre viúvo sem deixar filhos.

Dessa maneira, o sobrinho narrador, único herdeiro, se vê na necessidade de analisar e organizar todos os documentos e manuscritos deixados pelo tio. Ao iniciar a análise dos documentos, ele encontra uma caixa com manuscritos, anotações, recortes de jornais e uma pequena estátua de uma criatura bizarra.

Dentre todos os papéis, o manuscrito que parecia ser o principal, estava dividido em duas partes: a primeira relatava os sonhos estranhos de um jovem escultor chamado Henry Anthony Wilcox; e a segunda contava detalhes de uma investigação feita por um inspetor da polícia chamado John Raymond Legrasse. Ele investigava uma seita estranha que era suspeita de fazer sacrifícios humanos.

Além desse manuscrito principal, haviam outras notas e manuscritos que relatavam sonhos e comportamentos estranhos de vários indivíduos em diversos lugares do mundo todo.

PRIMEIRA PARTE

A primeira parte do conto narra o encontro entre o professor Angel e o jovem Wilcox, que estava à procura de esclarecimentos para os seus sonhos estranhos e para uma escultura de um ser bizarro que o mesmo havia esculpido, de forma inconsciente, no dia anterior. Essa pequena escultura tinha uma cabeça cheia de tentáculos e um corpo escamoso com asas rudimentares de dragão. Era a imagem de Cthulhu.

SEGUNDA PARTE

A segunda parte do conto vai discorrer sobre a investigação e exploração do inspetor Legrasse em torno do culto de Cthulhu e suas origens. Em um encontro anual da Sociedade Americana de Arqueologia, ele descobre que o culto foi criado para adorar criaturas antigas que habitaram o planeta Terra muito antes da humanidade existir.

Com seguidores em várias partes do mundo, além de adorar as criaturas antigas, o culto também tenta acordar o grande Cthulhu, que se encontra adormecido nas profundesas do Oceano Pacífico. Quando o grande Cthulhu acordar, ele reinará sobre a humanidade trazendo morte, dor e sofrimento.

TERCEIRA PARTE

Na terceira e conclusiva parte do conto, visitando um amigo curador em um museu, o protagonista narrador encontra um recorte de jornal que noticiava o estranho resgate de um navio neozelandês com apenas dois tripulantes, um vivo e um morto. Junto à noticía, havia uma imagem de uma estátua de pedra bizarra, idêntica a estátua cultuada pelo culto investigado pelo inspetor Legrasse.

Então o protagonista resolve ir até a Nova Zelândia para investigar e descobre que o tripulante encontrado vivo na embarcação restagatada, se chamava Johansen e tinha voltado para a Noruega, sua terra natal.

Depois de conseguir o endereço de Johansen, ele parte para Noruega para continuar sua investigação. Chegando no endereço, ele encontra a esposa de Johansen e recebe a triste notícia que ele havia falecido, mas que havia deixado uma carta relatando alguns acontecimentos que ocorreram antes do resgate do navio onde estava.

De posse da carta, o protagonista descobre que Johansen e toda a tripulação que fazia parte do seu barco, havia se envolvido em uma batalha com outro barco que eles tinham encontrado em alto mar. Apenas seis pessoas, incluindo Johansen, haviam sobrevivido à batalha, mas o pior ele ainda iria descobrir.

Depois da batalha eles avistaram terra de uma suposta ilha, era a sinistra cidade de Rlyeh, cidade do grande Cthulhu, que havia submergido das profundesas do oceano.

Atracaram o barco e caminharam sobre a terra até encontrar uma gigante porta de pedra que quando aberta revelou o monstruoso grande Cthulhu. Foram perseguidos e apenas dois dos marinheiros conseguiram chegar até o barco e fugir.

Depois desses acontecimentos, a cidade de pedra do grande Cthulhu imergiu novamente ocultando sua monstruosidade que agora dorme e aguarda novamente o alinhamento das estrelas para acordar, reivindicar o seu trono e acabar com a raça humana.


Tags: lovecraft, cthulhu-mythos


Posts relacionados

Literatura, por Hermes

4 livros clássicos do século XX que se você ainda não leu, tem que ler

4 super obras do século XX para gostar mais dos livros clássicos

Literatura, por Hermes

A galinha degolada - Horacio Quiroga

O dia todo, sentados no banco do pátio, ficavam os quatro filhos idiotas do casal

Literatura, por Hermes

O ovo - Andy Weir

Você estava a caminho de casa quando morreu. Os para-médicos tentaram de tudo para te salvar, mas em vão

Curiosidades, Literatura, por Hermes

Quem criou as histórias policiais?

O criador do gênero policial foi o norte-americano Edgar Alan Poe

Literatura, por Hermes

Quem foi Ernst Hoffmann?

Um dos maiores nomes da literatura fantástica mundial

Literatura, por Hermes

Gugs, os caçadores das Dreamlands. O horror com dentes do universo do Cthulhu Mythos

Criaturas gigantescas que vagam sem destino pelos corredores e túneis das Dreamlands

Comentários  ( 2 )

permalink

Um cara legal disse em 16/11/2023 às 16:08:21

Sou muito bom no free fire

permalink

Beatriz disse em 12/11/2023 às 17:24:35

Olá, meu nome é Beatriz e vou resolver a questão

Deixe seu Comentário:

=