Publicado por Almir em Curiosidades
Como o cheque foi criado?
Imagem: Reprodução
Na idade média, muitos comerciantes foram expulsos da França e de Florença por motivos religiosos. Tiveram que deixar todos os seus bens nesses países.
Para recuperar os bens que haviam deixado para traz, esses comerciantes avisaram aos amigos, que moravam nesses lugares, que mandaram um documento com a sua letra, ou assinatura, e que seus amigos deveriam entregar ao portador deste documento o que fosse pedido.
Esse método funcionou muito bem e logo passou a ser utilizado também pelas pessoas das próprias cidades, que não tinham sido expulsas.
Dessa maneira nascia, por volta de 1180, a letra de câmbio que, até hoje, na França e na Inglaterra tem o mesmo valor legal de um cheque.
Na Inglaterra, onde surgiram os primeiros banco de depósitos, as letras viraram cheques. As pessoas deixavam seus bens guardados no banco e levavam um documento na hora de retirá-los. O banco conferia esse documento e entregava o que a pessoa pedia naquela letra.
O nome "cheque" vem do Inglês "to check", que significa "conferir". E o nome desse documento passou a ser "cheque" em todo o mundo.