Publicado por Almir em Curiosidades
Como surgiu o jornalismo?
Imagem: Reprodução
A mais antiga forma de jornalismo que se conhece foram as Acta Diurna de Roma, criadas pelo imperador Júlio César em 69 a.C.
Já os mais antigos vestígios da imprensa foram encontrados em 130 mil blocos de madeira, na China entre os anos de 971 e 983. Nesses blocos foi impresso a Tripitaka, livro sagrado da religião budista.
Em 1041 um chines chamado Pi-ching talhou blocos de argila na forma de sinais alfabéticos e os fixou numa base, compondo uma página. Depois, era só mergulhar essa base na tinta e pressionar sobre o papel para se conseguir uma impressão. Além da velocidade, uma outra vantagem era que as letras podiam ser deslocadas e remontadas em outra disposição, formando assim outra página. Pi-ching foi, portanto, o precursor da imprensa moderna, inventando os tipos móveis, ou seja, os moldes de letras dotados de mobilidade. Mas seu sistema não resistia ao uso prolongado e nem retinha bem a tinta. Por isso a Europa não o adotou.
Séculos depois, o alemão João Gutenberg criou, em 1440, os tipos móveis fundidos em chumbo e construiu uma prensa metálica, que imprimia as folhas com maior rapidez. Nascia assim a primeira impressora.
Essa importante invenção revolucionou todos os métodos de divulgação de notícias. Com o crescimento das cidades e do comércio por toda a Europa, veio a necessidade de se saber o que acontecia em locais distantes. Para saberem das notícias e as distribuírem aos leitores, os primeiros impressores precisavam viajar bastante. Mesmo assim, seus informes eram publicados a intervalos muito irregulares. Em 1622, doze impressores em Londres, Países-baixos e Alemanha combinaram uma troca sistemática de notícias. Desse modo, já podiam publicar jornais com certa regularidade.
Em 1605, na Antuérpia, apareceu o primeiro semanário de periodicidade regular, o Nieuwe Tijdinghen. Mas o primeiro periódico de sentido jornalístico foi o Frankfurter Journal, semanário fundado em 1615 por Egenolf Emmel na Alemanha. Em 1622 surgia em Londres o Weekly News que, em 1638, conseguia ser o primeiro a publicar notícias estrangeiras.
A atividade jornalística teve início em Portugal, em 1641; na Itália em 1645; na Espanha e na Polônia em 1661.
No século XVIII, com o aperfeiçoamento dos correios, houve maior difusão dos jornais e mais facilidade para o recebimento de noticiários. Nessa época o jornalismo começava a virar profissão. No início desse século aparecia na Inglaterra o primeiro jornal diário, lançado por Elisabeth Mallet, o The Daily Courant.
O século XVIII também marca o início do desenvolvimento do jornalismo nos Estados Unidos. Em 1704 aparecia o primeiro jornal americano, o Boston News Letter. O jornal mais antigo da América ainda em circulação é o New Hampshire Gazette, fundado em 1756.
O jornalismo no Brasil começou com o Correio Brasiliense, primeiro jornal brasileiro, seguido pelo Gazeta do Rio de Janeiro.