Publicado por Almir em Curiosidades
De onde vem a expressão "presente de grego"?
Imagem: Reprodução
Na guerra de Tróia, as tropas gregas sitiavam o reduto inimigo há dez anos, sem êxito. Tróia resistia valentemente. Então, um dia, os gregos se retiraram, abandonando um de seus homens e um gigantesco cavalo de madeira diante dos muros da cidade fortificada.
O homem foi preso e levado perante os chefes troianos. Sobre o enorme cavalo de madeira, disse o prisioneiro que era uma oferta à deusa Minerva, protetora dos gregos, e que seu tamanho descomunal era para evitar que ele fosse levado para dentro da cidade de Tróia, pois, pela previsão de um profeta, os gregos perderiam a guerra se o cavalo caisse nas mãos dos troianos.
Entusiasmados com a revelação, os troianos fizeram uma abertura no espesso muro que por tantos anos os havia protegido contra os assaltos inimigos, e arrastaram o colosso de madeira para dentro da cidade, comemorando loucamente a façanha. Mas quando os troianos exaustos, adormeceram, o prisioneiro inimigo, libertou os soldados gregos escondidos no bojo do cavalo. Estes abriram as portas da cidade ao exército grego que aguardava perto dali, e Tróia foi vencida. Desse fato vem a expressão "presente de grego".