Publicado por Redação em Curiosidades
Estar perto do chefe é tão perigoso como sendo inimigos
Sendo muito perto de o patrão pode ter consequências negativas (Crédito: Getty Images)
Ter um mau relacionamento com o patrão pode criar todos os tipos de angústia. Mas, ao que parece, uma estreita ligação e acolhedor pode realmente ser tão estressante - às vezes até mais.
Gabby Sullivan, um profissional de design no norte da Califórnia, em os EUA, sabe em primeira mão o quão estressante pode ser. Sullivan e seu patrão eram amigos próximos, parceiros de trabalho e até mesmo compartilhavam a mesma posição, até que ele foi promovido.
Sullivan sentiu que agora parecia segurá-la a um padrão mais elevado do que ele fez todos os outros e acusou-a de não seguir a sua cadeia de comando. Então veio grumblings de colegas que Sullivan estava recebendo tratamento preferencial. Era uma situação sem saída.
Enquanto isso, fora de trabalho, a sua amizade também mudado, e os dois raramente viu mais uns aos outros. Quando o fizeram, Sullivan encontrou-se dando respostas curtas e sucintas e não querer se envolver na conversa casual. A situação tornou-se tão estressante que Sullivan acabou levando uma licença de dois meses de ausência apenas para "separar" e fazer uma pausa de tudo.
"Foi muito desconfortável para um tempo muito longo", diz ela.
Chame-lhe o dilema demasiado próximo do sucesso.
"Durante tempos de mudança, em situações fisicamente desafiador e em dilemas morais, tendo um particularmente forte relacionamento com um supervisor pode aumentar a pressão funcionários se sentem", diz Jeremy Bernerth, professor associado de administração da Universidade Estadual de San Diego, em um email. E não é apenas um sentimento. Este fenómeno é evidente em níveis mais elevados de estresse, aumento ausências e, contrário ao que alguns possam pensar, no desempenho enfraquecido, ele encontrou em sua pesquisa.
Equilíbrio saudável
Claro, não há nada de errado com fortes relações com seu chefe, pelo menos no curto prazo, diz com sede em Berlim Konstantin Korotov, diretor da Escola Europeia de Administração e Centro de Tecnologia de Pesquisa de Desenvolvimento de Liderança.
Mas, "no longo prazo, essa situação pode levar à fadiga, cinismo ou decepção por parte do funcionário", diz ele por e-mail.
Isso é especialmente verdadeiro se o seu relacionamento estreito coloca você em uma posição onde você está empurrado para comprometer a sua ética ou julgamento porque o seu chefe pally espera que você seja do seu lado.
Tudo isso acrescenta-se a algo a maioria de nós provavelmente nunca esperado do que parecia ser uma ótima relação de trabalho: as mesmas tensões nos sentimos com as pessoas que estão mais próximos de fora do trabalho, tais como os nossos pais ou nossos parceiros.
"As relações de trabalho não são diferentes de quaisquer outros relacionamentos", diz Vincent Passarelli, um psicólogo clínico baseado em Nova York e consultor organizacional. "Temos a tendência de recriar no trabalho a mesma dinâmica que tivemos antes em nossas vidas."
Em outras palavras, vamos para o nosso trabalho com um conjunto de expectativas com base em nossos primeiros, adolescentes, adultos e experiências, diz ele. "Como bem [a sua] família se comunicar? Como as pessoas expressar afeto? Como as pessoas se desculpar? É a relação condicional ou incondicional? ", Pergunta Passarelli. Estas mesmas perguntas jogar fora no trabalho.
Quanto mais próximo estiver, mais difícil pode ser
E, embora possa parecer que estar mais perto de seu chefe faria para uma melhor comunicação, pode também fazer para relacionamentos muito mais carregados, diz Passarelli. "No papel, quanto mais distante a relação é, mais difícil [você poderia pensar] que seria. Mas, na verdade, quanto mais perto estamos, mais vulneráveis ??nós somos."
Devido a que o aumento da vulnerabilidade, começamos a interpretar as coisas de forma diferente. "Se você tem um relacionamento próximo com alguém, a decepção é vista mais como traição", diz Passarelli. "Você vai ver as suas divergências como rejeição. Você não vai vê-lo como, 'Eu sei que você tem que fazer o que você tem a fazer em termos de carreira. "
Se você trabalha em uma empresa onde as relações profissionais e de amizade caminham lado a lado, trocando de amigo para empregado pode ser quase impossível, acrescentando mais uma camada de estresse e incerteza, explica sediada em Nova York consultor organizacional Beth Fisher-Yoshida.
"Pode sentir como mudança de código", diz Fisher-Yoshida. "Em primeiro lugar, você é meu amigo, e agora você está chegando em mim, tão frio e distante."
E como em um casamento ou em qualquer relação interpessoal fim, que o ciclo de quente e fria no escritório pode deixá-lo sentir-se abandonado, diz Passarelli. "O que aconteceu com essa pessoa que eu vi todos os dias? Agora eu tenho sorte, se é a cada duas semanas. Naturalmente, eu vou acho que já foi totalmente abandonada, eu estive totalmente deixe para baixo. "
Mantendo a distância
Quando Sullivan voltou de sua licença, não há muito tinha mudado e outro incidente aconteceu na qual seu chefe a chamou de uma forma profissional. Não é nenhuma surpresa que o comportamento como este iria deixar seu sentimento confuso e vulnerável, diz Passarelli, especialmente se ela e seu patrão eram amigos uma vez mais próximos.
"É muito mais fácil ir de chefe de amigo do que o contrário, porque há tanta coisa pré-existente que vai para [a relação]", diz ele. "E transições por padrão são apenas muito difícil." Isto é especialmente verdadeiro se um chefe ou supervisor não estabelece de forma clara o que esperar eo que se espera.
"Depois disso, eu decidi que eu realmente necessário para desassociar no nível de amizade, o que significava ser muito profissional e muito claro sobre o que eu estava pedindo e certificando-se de obter todos os meus aprovações", diz Sullivan. Ela deixou de ser considerado seu chefe um amigo; os dias de passar férias juntos e brincando tinham acabado.
Isso é algo que tem um monte de "auto-conhecimento e ser capaz de estabelecer limites para si mesmo", diz Lorraine Tilbury, fundador da empresa de desenvolvimento pessoal e profissional HorsePower Internacional, em Loire Valley, França. "O auto-conhecimento significa que você é capaz de identificar quais são os seus próprios valores essenciais e você é capaz de" ouvir "seu corpo e identificar quando demasiado está sendo solicitado de você, seja fisicamente ou psicologicamente."
Dessa forma, não é tão diferente de lidar com um valentão ou chefe narcisista. De qualquer maneira, você está navegando um relacionamento com alguém que não tem seus melhores interesses no coração. Você precisa perguntar a si mesmo: "Isto é alguém que eu possa realmente confiar?", Diz Passarelli.
Fonte: BBC