Publicado por Redação em Curiosidades

Déjá Vu

Você já viu uma pessoa pela primeira vez e pensou que a conhecesse de algum lugar? Ao conversar com alguém, percebeu que já havia falado exatamente as mesmas palavras?

Isso é o Déjà vu.

 


 

A expressão francesa, que significa “já visto”, é usada para indicar um fenômeno que acontece no cérebro da maior parte da população mundial. O termo foi aplicado pela primeira vez por Emile Boirac (1851-1917), um estudioso interessado em fenômenos psicológicos. Déjà vu é quando nós vemos ou sentimos algo pela primeira vez e temos a sensação de já ter visto ou experimentado aquela sensação anteriormente.

Diversas teorias errôneas, como inatenção, vidas passadas ou visões sobrenaturais, surgiram para explicar o fenômeno. Já a hipótese de que verdadeiramente já seu viveu aquela cena antes é inválida, uma vez que essas ocorrências nunca poderiam recriar a situação com exatidão, devido à falta de sentimento associada a cada acontecimento na vida das pessoas.

Déjà vu também não é uma visão do futuro, uma vez que o fenômeno ocorre somente em momentos exatos, e jamais em situações anteriores.

Na verdade, a sensação é causada por um estado do cérebro, por fatores neuroquímicos. Os especialistas afirmam que o déjà vu é uma experiência baseada na memória e que os centros de memória do cérebro são os responsáveis pelo fenômeno. Os déjà vus acontecem principalmente nas pessoas de 15 a 25 anos
.

 

Fonte: UOL


Tags: deja-vu


Posts relacionados

Curiosidades, por Almir

O gênio se faz com um por cento de inspiração e 99 por cento de transpiração

Desde pequeno, ele mostrou um excelente talento inventivo

Curiosidades, por Almir

Como o cheque foi criado?

O método funcionou muito bem e logo passou a ser utilizado por todas as pessoas

Curiosidades, por Vinicius

Pais admitem que poucas horas de sono afetam saúde mental e relacionamentos

A privação do sono impacta o bem-estar físico, emocional e mental tanto dos pais quanto da criança

Curiosidades, por Almir

Pai transforma os desenhos do filho de seis anos em realidade

Seus desenhos de infância se tornando realidade

Deixe seu Comentário:

=