Publicado por Almir em Curiosidades
Quem criou o código morse?
Imagem: Reprodução
O código morse foi criado em 1835 pelo pintor Samuel Morse.
Morse nasceu em Massachusetts, Estados Unidos, em 1791 e frequentou a Universidade de Yale, onde se interessou muito pelo assunto eletricidade.
Em 1832, Morse conheceu o Dr. Charles T. Jackson, profundo conhecedor dos problemas da eletricidade.
Jackson explicou à Morse que quando um circuito elétrico se completava, a descarga elétrica corria no mesmo instante em toda a extensão do fio. Morse então concluiu que isso poderia tornar possível a transmissão de mensagens através de fios elétricos a uma grande velocidade. Ele calculou que bastaria interromper o circuito em intervalos diferentes para criar um padrão onde cada intervalo representasse uma letra do alfabeto.
Morse passou a trabalhar em um equipamento para o seu projeto e na elaboração de um código para ser utilizado nas transmissões das mensagens. Esse código passaria a ser conhecido como código morse.
Somente depois de três tentativas de mostrar o funcionamento do seu projeto ao Congresso Americano, o seu invento foi aceito.
Em Maio de 1844 a linha de transmissão entre Baltimore e Washington ficou pronta e a primeira mensagem enviada foi "Vede as maravilhas que Deus realiza".
Apesar de todos os recursos tecnológicos que temos disponíveis nos dias de hoje, como a internet, o telégrafo, juntamente com o código morse, são utilizados até hoje.